terça-feira, julho 22, 2014

Juristas pedem fim da criminalização de protestos e liberdade para ativistas

  • 21/07/2014 19h36
  • São Paulo
Camila Maciel – Repórter da Agência Brasil Edição: Luana Lourenço

Um manifesto assinado por 92 juristas brasileiros pede o fim da criminalização dos protestos e a imediata liberdade de Fábio Hideki e Rafael Marques, ativistas presos há 30 dias, quando participavam de uma manifestação em São Paulo.

No texto, eles dizem que estão perplexos com "o recrudescimento da repressão" e observam que, "longe de responder às reivindicações com propostas de concretização de direitos sociais, os agentes do Poder Público têm agido com violência e tentativas abusivas de criminalização de ativistas", diz o texto.

O jurista Fábio Konder Comparato, professor emérito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), é um dos que assinam a nota. "Depois de terminado o regime militar, esperava-se que a Constituição, no que diz respeito a garantias das liberdades individuais, fosse estritamente observada e, como se vê, um certo grupo de agentes públicos, associados a grandes empresários, fica sempre acima da Constituição e das leis. Isto é intolerável", apontou, em entrevista à Agência Brasil.

o resto aqui - EBC Agência Brasil