segunda-feira, dezembro 23, 2013

Fwd: Icaraí = Águas Santas /// Piratininga = Secagem de Peixe

Poucos sabem que Niterói vem do tupi e significa "água escondida". E se alguém dissesse morar na terra das "águas santas" quantos saberiam estar este se referindo a Icaraí

São Domingos, Camboinhas, Várzea das Moças, Pé Pequeno. Você já se perguntou como surgiram os nomes dos 52 bairros de Niterói? São muitas as histórias ao longo desses 440 anos de existência e, nesta reportagem, O FLU Revista contará algumas delas. Poucos sabem, por exemplo, que o nome Niterói vem da língua tupi e significa "água escondida". E se alguém dissesse morar na terra das "águas santas" quantos saberiam estar este se referindo a Icaraí? Da mesma forma nasceram outras localidades como Itaipu (pedra que canta ou pedra na qual a água faz barulho), Itacoatiara (pedra pintada ou pedra esculpida) e Piratininga, originada da sesmaria doada a Cristóvão Marinho que tinha na pesca sua atividade mais marcante, daí o nome que quer dizer "secagem de peixe".

"Os índios eram muito sábios na hora de nomearem as terras. E faziam isso de acordo com a principal característica de cada uma", conta o historiador Salvador Mata e Silva. Entre várias histórias, ele destaca a do bairro de Jurujuba, que reporta à origem da própria cidade. O nome deriva de yuri-yuba, que quer dizer "pescoço amarelo" e, na época, fazia referência a um papagaio com tal característica.


e o resto aqui - é do Fluminense... caiu a portuguesa...