quarta-feira, abril 03, 2013

Peço o favor de lerem e se possível, divulgarem!!! E, quem dera, contribuirem!!!!

é do Viomundo e tá tudo aqui inclusive os comentários. Mas para comprovação, aqui


Blogueiros criam fundo para batalhas judiciais e sugerem Lúcio Flávio Pinto como primeiro beneficiário

publicado em 2 de abril de 2013 às 23:55

por Luiz Carlos Azenha

Reunidos ontem à noite na sede do Centro de Estudos de Mídia Barão de Itararé, em São Paulo, blogueiros, ativistas, militantes de partidos políticos, movimentos sociais e advogados decidiram, por consenso, criar um fundo para socorrer financeiramente colegas que sejam alvo de processos judiciais, ameaças ou violência em todo o Brasil.

O fundo de emergência será inicialmente organizado pelo Conselho Nacional da blogosfera, formado por 26 ativistas de todo o Brasil no mais recente encontro da entidade, em Salvador, na Bahia. Uma conta bancária receberá as contribuições de internautas, por enquanto em nome do Barão de Itararé. Decidiu-se também que a entidade terá um corpo jurídico exclusivamente devotado à defesa de blogueiros.

Segundo Altamiro Borges, presidente do Centro, a judicialização do debate político e a ameaça a poderes nunca antes questionados multiplicou o número de ações, que incluem ameaças, agressões e assassinatos.

"Os coronéis acostumados a mandar sem contestação ou crítica, seja em nível nacional, estadual ou local, encontram na Justiça frequentemente o caminho para calar ou intimidar a blogosfera", afirmou Altamiro. "Com isso, escapam do debate das questões políticas de fundo, como a da democratização da mídia, para um terreno no qual dispõem de maiores recursos", aduziu.

Presentes, os blogueiros Paulo Henrique Amorim, Rodrigo Vianna e Lino Bocchini — além deste que vos escreve –, que enfrentam na Justiça ações movidas por grandes corporações da mídia, declararam que não pretendem recorrer ao fundo, nem agora nem no futuro. Conceição Lemes, editora-chefe do Viomundo, explicou: "Há gente que nem dispõe de advogado e que, por falta de recursos, se cala diante de autoridades em várias partes do Brasil. Não é o nosso caso".

Eduardo Guimarães deixou claro: "É importante que o fundo de apoio a blogueiros tenha critérios claros e pré-estabelecidos para aqueles que serão beneficiados em caso de necessidade. Sugiro que os que se interessarem por tal apoio façam uma contribuição mensal — pequena, talvez simbólica –, de forma que integre o esforço que está sendo empreendido e, assim, faça jus ao eventual apoio do qual poderá vir a precisar. Dessa maneira, não haverá questionamento sobre quem vier ou não a ser apoiado".

Embora as decisões futuras ainda dependam do Conselho Nacional, vários oradores lembraram como absolutamente prioritário o caso do jornalista/blogueiro Lúcio Flávio Pinto, do Pará. Editor do Jornal Pessoal, Lúcio Flávio foi condenado pelo Superior Tribunal de Justiça a indenizar Cecílio do Rego Almeida, a quem acusou de ser grileiro de terras.

A versão mais recente do Jornal Pessoal critica o PT pela homenagem póstuma a Cecílio, proposta pelo deputado federal André Vargas, do Paraná, com apoio de José Mentor (PT-SP), conforme noticiou aqui o Viomundo.

Na edição, porém, Lúcio Flávio comemora:

"Pará recupera terras

Graças à justiça federal, o Pará vai ter de volta ao seu patrimônio quase cinco milhões de hectares de terras de que o grileiro Cecílio do Rego Almeida tentou se apossar. Os sucessores do empresário perderam o prazo do recurso e a sentença condenatória transitou em julgado."

Através de coleta realizada via internet, Lúcio Flávio arrecadou os R$ 25.116,75 que depositou em juízo para indenizar Cecílio, depois que desistiu de recorrer no STJ. Antes, havia se perguntado: "O grileiro vencerá?".

Apoiadores de Lúcio Flávio mantém o blog Todos com Lúcio Flávio Pinto, aqui.

Segundo o site, Lúcio Flávio também foi alvo de 15 processos judiciais, penais e cíveis movidos por uma das familias mais ricas do Pará, que controla as Organizações Maiorana, detentora entre outros negócios da concessão local da Rede Globo de Televisão.

Ao lamentar que seus recursos não tenham sido acolhidos pela Justiça, Lúcio Flávio afirmou então: "Os tribunais se transformaram em instâncias finais. Não examinam nada, não existe mais o devido processo legal. E isso não acontece só comigo. São milhares de pessoas em todo o Brasil, todos os dias, que não têm direito ao devido processo legal. Em 95% dos casos julgados no país rejeitam-se os recursos. Não tem jeito".

Reconhecido com o Prêmio Especial Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos em 2012, Lúcio Flávio edita o Jornal Pessoal há 25 anos, é uma das vozes mais respeitadas em questões relativas à Amazônia e se tornou símbolo da resistência da palavra contra o poder.

"A persistência de Lúcio Flávio nos anima a todos", declarou ontem a blogueira Conceição Oliveira.

Os presentes também decidiram dar apoio aos atos previstos contra as Organizações Globo no dia 26 de abril, quando a emissora comemora 48 anos de idade. Os atos serão organizados pela Frentex — Frente Paulista pelo Direito à Comunicação e Liberdade de Expressão — e  o FNDC — o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação.

As duas entidades acreditam que a Globo simboliza a concentração midiática e a falta de diversidade que se dedicam a combater. Manifestações similares aconteceram em anos anteriores. Em 2007, por exemplo, o ativista Bráulio Ribeiro, do Intervozes, declarou:

'Todos sabem que, nesses 42 anos, a Globo tem atuado quase como um partido político, defendendo teses, candidatos e projetos que lhe interessam no Congresso. E faz tudo isso usando um bem público, que é o espectro radioelétrico. Mas, assim como qualquer emissora de rádio ou televisão, a Globo é uma concessionária de um bem público. Portanto, o interesse público é que deveria reger o uso desse bem', explica Ribeiro.

Desde então, pouco mudou, como ficou claro em episódios como o da bolinha de papel nas eleições presidenciais de 2010 e nos 18 minutos dedicados pelo Jornal Nacional a uma "retrospectiva" do mensalão, na semana que antecedeu o segundo turno das eleições municipais de São Paulo, em 2012. Nos dois casos, coincidentemente, o candidato tucano José Serra enfrentou adversários do PT.

Durante o encontro, Altamiro Borges anunciou que está praticamente pronto um levantamento nacional sobre os processos, ameaças, perseguições e assassinatos cometidos contra blogueiros, que será encaminhado junto com uma carta-denúncia à Organização dos Estados Americanos e às Nações Unidas.

O mapa dará origem a um blog dos ameaçados, que será linkado nos principais endereços da blogosfera de esquerda do Brasil.

Os blogueiros presentes também prometerem apoio ao Projeto de Iniciativa Popular de um novo marco regulatório das comunicações organizado pela campanha Para Expressar a Liberdade, que será apresentado ao Congresso nos moldes do projeto que acabou dando origem à Lei da Ficha Limpa. O objetivo é recolher pelo menos um milhão de assinaturas. A coleta começa no dia do aniversário da Globo mas deverá ganhar força ainda maior no Primeiro de Maio, quando a Central Única dos Trabalhadores (CUT) dedicará as comemorações do Dia do Trabalho a defender "o direito de todos à palavra".

Leia também:

Paulo Pimenta denuncia, no Congresso, a tentativa de asfixiar os blogs

Lúcio Flávio Pinto: Carajás é exemplo de crime de lesa-Pátria

24 Comentários para "Blogueiros criam fundo para batalhas judiciais e sugerem Lúcio Flávio Pinto como primeiro beneficiário"

  1. qua, 03/04/2013 - 2:47
    adilson

    Excelente!!! O dinheiro que em tempos escuros gastei assinando a veja -dinheiro jogado na. lata do lixo, com prazer irei contribuir para o fundo dos blogueiros progressistas , para ttermos o direito de expressar.

  2. qua, 03/04/2013 - 2:07
    Gerson Carneiro

    Vumbora que quem espera tempo ruim é lajedo!

  3. qua, 03/04/2013 - 1:41
    Nicolau

    Prezados,
    A organização é a base da reação contra o fascismo em movimento em todo o Brasil. São centenas de casos em que cidadãos são incriminados por manifestações do pensamento em redes sociais e blogs. Há uma política incriminativa muito nítida compartilhada por governos tucanos, por exemplo.

    Em Goiás, mencionar qualquer suspeita de associação do governador ao nome do megabandido Cachoeira gera pretensa ofensa à honra de Marconi Perillo, pasmem, tendo em vista tantas as evidências disso descobertas pelas gravações do MPF e da PF, além das conclusões da CMPI. É de conhecimento público que a CPMI do Cachoeira acabou da forma como foi porque levantou uma ponta do tapete embaixo do qual a sujeira da comunicação e da corrupção vêm sendo depositadas.

    Se é verdade que a comunicação pública e privada têm andado de mãos dadas a coisas suspeitas, não é menos verdade de que falta vontade da sociedade e de governos em se organizar de forma proativa contra isso. Aqui vale a lembrança de que Hugo Chávez estava fazendo na Venezuela um trabalho interessante de democratização da comunicação, apoiando um projeto chamado "comunicadores de calles".

    Em resumo, o governo de Chávez via no cidadão a possibilidade de que as comunidades tivessem condições de ter maior participação política e voz por meio de apoio governamental a cidadãos para fazer comunicação. Seria uma espécie de "community based communication", inspirada em iniciativas semelhantes na área de saúde pública, nas quais os cidadãos são os protagonistas da ação, tais como campanhas de vacinação e de prevenção de doenças em comunidades pobres do mundo.

    Comunicação é um instrumento de controle e de poder. Quem tem voz tem o poder de pelo menos influenciar mudanças sociais e políticas. Por esse motivo os blogueiros brasileiros se tornaram alvo de achaques em todo o Brasil, porque o país apresenta um cenário semelhante de meios de comunicação em mãos de famílias, políticos e empresários vinculados a interesses privados disfarçados de interesses púbicos.

    A Justiça tem avalizado a manutenção do status quo e não se presta a julgar de forma progressista em quase nenhuma hipótese nesses casos de incriminação de opinião. A Justiça tem acatado todos os pedidos de abertura de processos com base em ofensas contra a honra. O exemplo do chamado Mensalão também deixou claro que o subjetivismo impera a despeito dos fatos. As decisões contrárias no caso de Lúcio Flávio Pinto correspondem a uma afronta à lógica e ao bom senso de quem acredita na Justiça como fiel da balança democrática.

    Voltando à organização, a primeira coisa a se fazer é saber quantos são os incriminados por crime de opinião, ou seja, quantos e quem são os blogueiros enquadrados em políticas incriminativas, quantos são os réus tanto de governos quanto de empresários interessados em promover censura. Qual o pretenso crime que essas pessoas cometeram contra quem? Quem são esses "bandidos" ou "subversivos" que apelam sempre à liberdade de expressão?

    A partir de um cadastro de blogueiros/cidadãos incriminados, é possível organizar iniciativas que despertem na sociedade a importância pela luta de uma comunicação democrática no Brasil. Governos precisam implementar gestões democráticas de comunicação, assim como o público brasileiro precisa ter maiores condições de diálogo e de participação no processo de consolidação da democracia.

    "Vêm_aí" 2014, quando as eleições majoritárias e proporcionais oferecem uma chance real ao povo de votar em quem tem compromisso com os direitos e as garantias fundamentais dos cidadãos. Seria interessante reunir no portal sugerido agora uma infraestrutura de acompanhamento e de fiscalização do processo de alianças e de campanhas político-eleitorais, envolvendo blogs/cidadãos de norte a sul do país. Um portal de jornalismo cidadão, de jornalismo de verdade.

    A criação de uma plataforma de comunicação apoiada pela contribuição de centenas, talvez milhares de blogs, todos defensores de reformas e mudanças nos modelos de comunicação pública e privada, criaria um volume de informações e de conhecimento necessário à promoção da cidadania e ao fomento da comunicação democrática. Assim, pode-se eleger novos representantes ao Congresso Nacional e aos governos estaduais, perfazendo através do jornalismo cidadão uma revolução no País. Uma revolução pela conscientização, pela liberdade de expressão, pelo contraditório, pela transparência e pelo respeito à crítica construtiva, apoiada sempre pelo interesse público como tela de projeção da cidadania e de uma sociedade mais igualitária.

  4. qua, 03/04/2013 - 1:37
    jaime

    O que é concedido não é valorizado. Tem que ser assim, conquistado fazendo o caminho das pedras.

  5. qua, 03/04/2013 - 1:20
    Luís de Assis

    Muitíssimo bom, Azenha! Volto a dizer, estamos aí para colaborar, não se sabe ainda como será, mas se for o caso do fundo pró-blogueiros estar aberto a contribuições particulares, creio que receberá muito auxílio da nossa parte. Essa luta é nossa também! Abraços…

  6. qua, 03/04/2013 - 1:15

    .
    .
    A VOLTA DOS QUE NÃO FORAM

  7. qua, 03/04/2013 - 1:11
    carmen silvia

    Meu Deus fiquei na roça desde o dia 20 de março e não tinha acesso a computador, hoje quando inicio o meu ritual, acesso primeiro o Conversa Afiada,depois de lá já tem o link do Viomundo e depois Nassif e Rodrigo,me deparo com uma bomba desse tamanho,o Azenha pensando em acabar com o blog.Mas a medida que fui lendo e vi que as coisas já tinham tomado um outro rumo e fiquei um pouco mais tranquila.Olha eu ainda estou tomando pé desses fatos novos,mas uma coisa te digo Azenha,as coisas pra os do lado de cá nunca foram fáceis,sempre foi e acredito que ainda sempre será por um bom tempo uma luta danada,e vocé sabe que não está sozinho nessa,não somos muitos,mas também não somos tão poucos assim.E o que a gente quer pra nós e pro nosso povo vale alguns sacrifícios.Conte comigo.

  8. qua, 03/04/2013 - 1:07

    Interessante, meu aniversário é no primeiro dia de maio, DIA DO TRABALHO. E mais: estou junto e misturado na campanha "PARA EXPRESSAR A LIBERDADE" e firme e forte no propósito de defender "O DIREITO DE TODOS À PALAVRA". Nos próximos encontros farei o impossível para estar presente.
    Abraços a todos.

  9. qua, 03/04/2013 - 0:55
    Messias Franca de Macedo

    "A Rede Globo pensa que tem um poder que, na verdade, não tem!" [Eterno presidente] Luiz Inácio Lula da Silva do Brasil

    Hasta la Victoria Siempre!

    BRASIL (QUASE-)NAÇÃO [depende de nós!]
    Bahia, Feira de Santana
    Messias Franca de Macedo

  10. qua, 03/04/2013 - 0:53
    Messias Franca de Macedo

    … O PIG "nos ensinou" uma boa tática para desmoralizar e expor as vísceras putrefatas do próprio PIG! [Os rola-bostas] Devem estar em polvorosa – e querendo encontrar o bode "cheiroso" expiatório responsável pela avareza aloprada de censurar a liberdade de expressão… Logo 'elles': assassinos de reputações e difamadores de plantão, escroques de quinta!!…

    BRASIL (QUASE-)NAÇÃO
    Bahia, Feira de Santana
    Messias Franca de Macedo

  11. qua, 03/04/2013 - 0:39
    Messias Franca de Macedo

    …FAZER DO LIMÃO UMA LIMONADA!…

    … A coleta de doações para pagar a punição [punição?!] imposta ao emérito brasileiro Luis Carlos Azenha é, de antemão, dever de todos e todas aqueles(as) que se consideram representados pelo competente, honrado e impávido jornalista. A dívida é de todos nós, sobretudo nós leitores e comentaristas. Assim sendo, não há nada de auxílio ao Azenha. O que podemos fazer, sim, é arrecadar os recursos e publicizar a campanha. A campanha a favor da democracia e da liberdade de expressão tornar-se-ia matéria jornalística, veiculada em muitos órgãos da imprensa nacional e internacional… Levar a denúncia à opinião pública, desmascarando esta organização(!) nefasta e golpista que responde pela alcunha de Rede 'Roubo' – perdão, ato falho -, Rede Globo. A hora é essa: calar o discurso falso moralista e hipócrita dos covardes (ir)responsáveis por esta emissora, mera concessionária pública, portanto submetida a premissas republicanas…

    … Capa da Carta Capital, talvez um bom começo!…

    Respeitosamente: quem tomará a iniciativa de produzir o documento público?…

    Hasta la Victoria Siempre!

    BRASIL (QUASE-)NAÇÃO [depende de nós!]
    Bahia, Feira de Santana
    Messias Franca de Macedo

  12. qua, 03/04/2013 - 0:32
    Valdecir

    Vou contribuir…

    • qua, 03/04/2013 - 0:53
      Messias Franca de Macedo

      … Também não vejo a hora!…

  13. qua, 03/04/2013 - 0:30

    .
    .
    CUT realiza VI Encontro Nacional de Comunicação: dias 8, 9 e 10/4

    Nos dias 8, 9 e 10 de abril de 2013, a Central Única dos Trabalhadores (CUT), por meio de sua Secretaria Nacional de Comunicação, realizará o VI Encontro Nacional de Comunicação (ENACOM).
    O evento reunirá Secretários de Comunicação e profissionais da área das Estaduais da CUT e das Confederações e Federações CUTistas que representam os ramos de atividade econômica.
    O objetivo do ENACOM é fortalecer e ampliar a rede de comunicação CUTista e, consequentemente, a nova mídia que se consolida através dos meios criados e difundidos pelos movimentos sociais e por profissionais e intelectuais progressistas.
    A luta por um novo marco regulatório das comunicações, a liberdade de internet, o papel da comunicação pública também são temas a serem debatidos no encontro.
    Participam do encontro Secretários/as de Comunicação das Estaduais e dos Ramos, com direito a 01(um) assessor/a de Comunicação (ou que cumpra esta tarefa) de cada uma dessas entidades, além das Escolas Sindicais, sendo um dirigente e um formador/a.
    A CUT cobre hospedagem e alimentação, ficando as passagens aéreas por conta de cada Entidade. A entrada no hotel está liberada a partir das 12h do dia 07/04.
    A entidade deverá preencher a ficha de inscrição com os dados dos participantes indicados e enviar para marcosilva@cut.org.br – Setor de eventos até 03 de abril.
    Somente poderão participar do Encontro as entidades que estiverem em dia com suas contribuições estatutárias junto à CUT Nacional.
    Solicitamos aos participantes que marquem seus retornos para depois das 20h, para melhor aproveitamento dos debates.

    PROGRAMAÇÃO

    Dia 8/04 – segunda-feira

    9h30 – Abertura e Mesa 1: Democratização da comunicação e liberdade de expressão

    Convidados:

    Paulo Moreira Leite – Jornalistadesde os 17 anos, foi diretor de redação de ÉPOCA e do Diário de S. Paulo. Foi redator chefe da revista Veja, correspondente em Paris e em Washington. É autor de "A Outra História do Mensalão – As contradições de um julgamento político"

    Venício Lima – Jornalista e sociólogo, pesquisador visitante no Departamento de Ciência Política da UFMG (2012-2013), professor de Ciência Política e Comunicação da UnB (aposentado) e autor de Política de Comunicações: um Balanço dos Governos Lula (2003-2010), entre outros.

    João Brant – Radialista, membro da coordenação do Conselho do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação.

    Rosane Bertotti– Agricultora familiar, socióloga, secretária nacional de Comunicação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e coordenadora-geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC).

    Luiz Carlos Azenha – Jornalista, blogueiro ("Viomundo"),é diretor geral e conduz o projeto editorial do programa "Nova África", na TV Brasil. Foi correspondente internacional da Rede Manchete, colaborador da Folha de São Paulo, CNN e Rádio Jovem Pan em São Paulo.

    Rodrigo Vianna – Jornalistahá 20 anos, historiador, blogueiro ("O Escrevinhador") trabalhou na Folha de São Paulo, TV Cultura, TV Globo. Atualmente está na TV Record de São Paulo e Record News.

    Sergio Amadeu – Sociólogo e Doutor em Ciência Política, militante do Software Livre, é professor da pós -graduação da Faculdade de Comunicação Cásper Líbero. Autor de várias publicações, entre elas – Exclusão Digital: a miséria na era da informação.

    Maria da Conceição Oliveira(Maria Frô) – Blogueira, historiadora, educadora, ativista da educação para igualdade étnico-racial, autora do projeto pedagógico da coleção História em Projetos, entre outros.

    João Roberto Ripper – fotógrafo com 35 anos de experiência,é especialista em fotografia documental, social e fotojornalismo. Éfundador da agência-escola Imagens do Povo, criada em 2004, na Maré, uma das maiores favelas do Rio de Janeiro.

    Dia 9/04 – terça-feira

    Convidados:

    Laurindo Lalo Leal Filho– Sociólogo e jornalista, é professor de Jornalismo da ECA-USP. É autor, entre outros, de "A TV sob controle – A resposta da sociedade ao poder da televisão"

    Ana Luiza Fleck – Presidenta do Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC)

    ABRAÇO Nacional – Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária
    TVT
    Rede Brasil Atual
    Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé
    Brasil de Fato
    Financiamento:Quintino Severo – secretário nacional de Administração e Finanças da CUT
    Formação em Comunicação: José Celestino Lourenço – secretário nacional de Formação da CUT
    Apresentação do Plano Nacional de Comunicação: Rosane Bertotti – secretária nacional de Comunicação da CUT

    Noite Cultural – Sarau

    Compartilhe!

    (http://t.co/Hm19BcQy)
    .
    .
    PS: "atos previstos contra as Organizações Globo no dia 26 de março (SIC)"

    ATOS PREVISTOS CONTRA AS ORGANIZAÇÕES GLOBO NO DIA 26 DE ABRIL


  14. qua, 03/04/2013 - 0:28

    caceta, essa foi de arrebentar, valeu, galera!

  15. qua, 03/04/2013 - 0:25
    Marcio - SSA - BA

    Show de bola!

    É isso aí, Azenha! Unidos e criando ferramentas de defesa e ataque, conseguiremos amenizar ou sanar os malefícios das grandes corporações de mídia em relação aos jornalistas e blogueiros independentes. Dar voz e mostrar quem são os atacados e os seus CENSORES ao menos trará a luz esse tema que para muitos nem sequer existe.
    Importantíssimo a criação do fundo para a ajuda financeira, mas isso, ao meu ver, deverá ter a participação mais efetiva de sindicatos, ong's e grupos ligados ao tema, assim como os partidos realmente afinados com a questão.

    Parabéns!

    Acho que o PiG deu um tiro no pé!

  16. qua, 03/04/2013 - 0:25
    NilvaSader

    Azenha,favor corrigir! O ato contra a Globo será dia 26 de abril e não 26 de março.
    Abs.

    • qua, 03/04/2013 - 0:36
      Conceição Lemes

      Nilva, corrigimos. Obrigada pelo alerta. bjs

  17. qua, 03/04/2013 - 0:17
    Rasec

    Quero contribuir financeiramente com o movimento!

    • qua, 03/04/2013 - 0:51
      Geralda

      Nós do SindUTE de Manhuaçu, Minas Gerais, queremos contribuir, quando ficar disponível a conta, publique, porque estaremos ás ordens com muito prazer…

  18. qua, 03/04/2013 - 0:17
    Rasec

    Ato contra a Globo em 26 de março? Como assim? Seria 26 de abril?

  19. qua, 03/04/2013 - 0:13
    Fabio Passos

    Ja pode contar com minha contribuicao.

    O Jornalista Lucio Flavio Pinto foi condenado pela "justica" por chamar cecilio rego almeida de grileiro?!?
    Nem parece verdade.

    Os poderosos usam a "justica" para promover a mais descarada censura… e usam o PiG para difamar impunemente todos os defensores de causas populares.

    Esta "elite" de m. ainda pensa que ninguem percebe…

    Este fundo tem de bombar pra que os Jornalistas de verdade possam contar a todo Brasil o que o PiG esconde.

  20. qua, 03/04/2013 - 0:12
    Tiago Tobias

    Azenha e demais blogueiros sujos, que o fundo seja bem recheado de dim-dim, porque vem mais chumbo grosso por aí, não tenham dúvidas.

    Mas na boa, que belo contra-ataque. Pegaram o Ali Kamel de calças abaixadas atrás da moita!

  21. qua, 03/04/2013 - 0:11
    Magda Viana Areias

    Emocionante. Uma luta dolorosa, mas cheia de coragem, daí a sua beleza


--