sexta-feira, julho 18, 2014

Hoje é comemorado 1° Mandela Day

O Prêmio Nobel da Paz faleceu em dezembro, aos 95 anos

 Hoje é comemorado o primeiro Mandela Day desde a morte do ex-presidente e Prêmio Nobel da Paz Nelson Mandela em dezembro do ano passado, aos 95 anos.    

A data, que é comemorada no dia de seu aniversário, foi estabelecida pelas Nações Unidas (ONU) em 2009 para homenagear o líder sul-africano e inspirar as pessoas a fazer o bem.   

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse que "no ano passado, o mundo perdeu um de seus maiores líderes quando Nelson Mandela faleceu", "nós lembramos seu legado, especialmente em seu aniversário, 18 de julho".    

"Sua extraordinária compaixão após 27 anos mostrou que os direitos humanos e igualdades são mais fortes que a discriminação e o ódio", acrescentou.    Ban destacou que o Apartheid se foi, mas o planeta ainda enfrenta problemas terríveis, como pobreza, discriminação, mudanças climáticas, conflitos, entre outros.    

"O Nelson Mandela Day é um chamado à ação. Cada um de nós pode celebrar este dia ajudando a resolver problemas reais em nossa comunidade. Juntos, podemos dar um grande significado a nossa celebração, criando o caminho para um futuro melhor", concluiu.    A Fundação Nelson Mandela declarou, em comunicado, que "nossa mensagem tem que ser essa: o Senhor Mandela se foi, mas seu legado continua vivo; Ele se foi, mas o trabalho que ele começou terá continuidade".  

o resto aqui - do JBOnline