segunda-feira, junho 30, 2014

saiu no fluminense em 25/12/2013... novas barcas a partir de julho de 2014

25/12/2013
http://www.ofluminense.com.br/editorias/cidades/novas-barcas-partir-de-julho

As sete novas embarcações estão em fabricação na China. Equipadas com ar-condicionado e janelas panorâmicas, elas vão operar na travessia Rio-Niterói

O transporte marítimo também deverá ganhar novo fôlego em 2014. A expectativa é de que em julho chegue a primeira das sete novas barcas que estão em processo de fabricação na China. As embarcações terão capacidade para transportar 2 mil passageiros, cada uma. 

As barcas – equipadas com ar-condicionado e janelas panorâmicas – vão operar na travessia Rio-Niterói. Segundo o plano do Governo do Estado, até agosto de 2015, todas as unidades estarão em operação. As novas embarcações têm dois andares, um destinado ao embarque e outro, ao desembarque. Idosos e deficientes irão contar com entradas laterais.

Com as novas barcas, a capacidade de transporte da frota passará de 12,8 mil passageiros por hora para 24 mil passageiros por hora em cada sentido. E o tempo médio de travessia Rio-Niterói, que hoje é de 18 minutos, passará para 12 minutos. Atualmente, nove embarcações fazem o percurso, sendo quatro catamarãs, adquiridos há pouco tempo, com capacidade para 1.300 passageiros, cada um, e cinco barcas antigas, que serão desativadas. 

No início do mês, novas roletas eletrônicas da Estação Charitas foram instaladas para reduzir o tempo de acesso às estações. Nas estações Charitas e Praça XV (embarque para Charitas), o número de roletas dobrou - são oito novas roletas em cada estação, substituindo as quatro atuais. A modernização do sistema faz parte do "Projeto de Bilhetagem Eletrônica" da CCR Barcas, que vai agilizar o embarque e diminuir as filas nos horários de rush. Os novos equipamentos têm sinalização eletrônica, que facilitam ao usuário perceber o status do dispositivo através de sons e símbolos (acesso liberado, travado, travamento em instantes e fora de funcionamento). Com a implantação do novo sistema, os bilhetes de papel foram substituídos pelos cartões unitários das barcas. Esses cartões têm identidades visuais personalizadas da concessionária e são válidos somente para o modal aquaviário. Cada cartão vale apenas para uma viagem e é retido pela própria roleta no momento do embarque. As novas roletas também estão habilitadas para operar com o Bilhete Único ou qualquer outro cartão do sistema.

http://www.ofluminense.com.br/editorias/cidades/novas-barcas-partir-de-julho

ideal para smartphones