sexta-feira, junho 20, 2014

filmes sobre os beatniks


Beat Girl (1960) - Este filme independente dos anos 60 conta a história da beat girl Jenny, que leva o típico lifestyle da geração. Marginalizada, ela vive em clubes de jazz e rock, no limiar da contracultura.

Os Beatniks (1980) - Este imperdível filme é uma espécie de crônica do estilo de vida beat, que influenciou o comportamento e a literatura de toda uma geração. A amizade entre Jack Kerouac e o casal Cassady é a base para a construção do filme.  

Drugstore Cowboy (1989) - Versão cinematográfica da autobiografia de James Fogle, famoso junkie da geração beat. O filme conta com a participação de William S. Burroughs, outro ícone beatnik.

Beat (2000) - Com atuações de Kiefer Sutherland e Courtney Love, o filme traz a história de William Burroughs (citado acima) e sua mulher. Tem como pano de fundo, os vícios e a produção artística dessa geração.

Uivo (2010) - Outro filme dedicado a Allen Ginsberg, Uivo foi lançado em 2010 e traz James Franco na pele do escritor. Baseado no poema Uivo, é um ótimo panorama não só da vida do poeta, como também do nascimento da contra-cultura americana dos anos 50. 

On The Road (2012) - Sensação de Cannes em 2012, On The Road foi gravado pelo brasileiro Walter Salles e traz a it girl Kristen Swart como uma das personagens principais. A história todo mundo já conhece: baseada na vida de Jack Kerouac, suas intermináveis viagens pelos Estados Unidos, as drogas, o jazz e o sexo.











ideal para smartphones