quarta-feira, janeiro 08, 2014

Será que da pra pegar as receitas com as quantidades?!?!???!

depois a gente pesquisa.....rsrsrsr.... 


Deliveries de kits com receitas e ingredientes facilitam a vida na cozinha

PUBLICIDADE

LUIZA FECAROTTA
EDITORA-ASSISTENTE DE "COMIDA" E "TURISMO"

Ouvir o texto

Você não tem tempo. Vira e mexe come comida congelada, fisga alguma coisa industrializada aqui e ali. Quiçá vai a um restaurante gastar uns bocados.

'Dinner kits' já fazem sucesso fora do Brasil

E eis que aquela velha e boa comidinha do dia a dia é deixada de escanteio. Sobretudo agora, que a nova legislação para empregadas domésticas entrou em vigor e elevou seus custos, dificultando que muitas famílias possam mantê-las em casa.

Karime Xavier/Folhapress
Maura Raposo de Almeida e Melissa Juliani Garcia, da Le Box

Pois para driblar esses obstáculos e evitar que o hábito de cozinhar em casa se extinga, empresários brasileiros têm investido em um novo modelo de negócio, que já decolou na Europa e nos Estados Unidos nos últimos anos.

São sites que fornecem receitas de fácil execução, vendidas e entregues em casa em pacotes com todos os ingredientes necessários, frescos e já porcionados nas quantidades exatas exigidas.

Os kits incluem até cebola picada, carne em cubinhos, o papel-alumínio que irá embalar o salmão feito no forno.

E as receitas não hão de descabelar cozinheiros de primeira viagem. São didáticas, geralmente têm passo a passo ilustrado, tudo tim-tim por tim-tim, e dicas complementares que podem otimizar a ação na cozinha.

Picadinho ao vinho com mandioquinha gratinada, carré de cordeiro com cuscuz marroquino, risoto de gorgonzola com pera ao mel. Mãos à obra.

A reportagem do "Comida" foi para a cozinha experimentar os kits de ingredientes e receitas passo a passo entregues em domicílio por três novas empresas: a Gulalá, a Le Box e a Comidistas.

A proposta das três é semelhante: facilitar a vida dos paulistanos, geralmente com tempo curto, e estimular a prática de cozinhar em casa, sem perder em qualidade e sabor.

No geral, cumprem bem suas propostas. Fornecem ingredientes frescos e bem embalados e receitas didáticas, que não assustam amadores. O resultado satisfaz: são pratos gostosos, com toque caseiro e com bom custo-benefício.

GULALÁ TEM RECEITA DIDÁTICA E BOAS DICAS PARA LEIGOS

É muito atraente receber em casa ingredientes fresquinhos, já porcionados, prontos para serem utilizados no preparo do picadinho ao vinho com mandioquinha gratinada ao forno, salpicada com gorgonzola.

Divulgação
Os ingredientes do Gulalá para o preparo de salmão

A carne já em cubinhos, por exemplo, é da Intermezzo, mesmo fornecedor do Varanda Grill, um dos restaurantes de carne mais prestigiados de São Paulo.

Para não errar a mão na receita, há uma cartilha didática, com passo a passo ilustrado e dicas extras que auxiliam os amadores.

São receitas feitas em parceria com chefs de cozinha. Neste caso, com a Mariana Valentini, do Valentina. A cartilha traz, ainda, tempo de preparo, grau de dificuldade, quantas pessoas serve e quais os utensílios necessários.

INGREDIENTES NUMERADOS FACILITAM EXECUÇÃO DAS RECEITAS DO LE BOX

As engenheiras de alimento Maura Silva Raposo e Melissa Juliani Garcia juntaram forças para dar vida à Le Box, empresa que estreia hoje seu sistema de pedidos na internet. Elas mesmas processam os ingredientes (picam, cortam, pesam) entregues em embalagens refrigeradas, que mantêm os alimentos conservados por até 12 horas.

Karime Xavier/Folhapress
Carrés de cordeiro temperados com sal e pimenta-do-reino

Ainda na fase de testes, recebemos um de seus kits.

No passo a passo da receita, que teve consultoria do chef Carlos Siffert, os mínimos detalhes. Os ingredientes são etiquetados por números, especificados em cada etapa do preparo na cartilha. Nada falhou. Fui até capaz de fazer um carré de cordeiro.

A Le Box também vende vinhos, cervejas e sobremesas, de Rafael Galli.

ALÉM DOS ERROS DE ORTOGRAFIA, RECEITAS DO COMIDISTAS SÃO CONFUSAS

Um encarte colorido e prático traz a lista de perecíveis que se deve comprar no mercado com as quantidades especificadas.

Luiza Fecarotta/Folhapress
No kit do Comidistas, os ingredientes frescos devem ser comprados no mercado

Na cozinha, o papo é outro. Falta didatismo às receitas (e uma boa revisão ortográfica!) para que amadores consigam segui-las sem sobressaltos.

Não está especificada, por exemplo, a altura do fogo em várias etapas e nem a quantidade de água para o caldo de legumes.

A lista de compras também falha: não constam as folhas verdes, que acompanham a caponata.

Apesar dos obstáculos e de o tempo de preparo indicado ter estourado, os pratos ficaram gostosos.

--
nada, talvez? não - talvez nada, mas não nada.