terça-feira, dezembro 03, 2013

A realidade antecede a voz que procura...


"Ah, mas para se chegar à mudez, que grande esforço da voz. Minha 
voz  é o modo como vou buscar  a realidade; a realidade, antes da 
minha linguagem, existia  como um pensamento que não se pensa, 
mas  por fatalidade  fui   e  sou   impelida   a   precisar saber  o   que   o 
pensamento pensa.   A realidade   antecede   a  voz que  procura, mas 
como   a   terra   antecede   a   árvore,  mas  como   o  mundo   antecede   o 
homem, mas como o mar antecede a visão do mar, a vida antecede o 
amor,   a   matéria   do   corpo   antecede   o   corpo,   e   por   sua   vez   a 
linguagem um dia terá antecedido a posse do silêncio. 
 Eu tenho à medida que designo – e este é o esplendor de se ter uma 
linguagem.  Mas  eu   tenho  muito  mais  à  medida   que   não   consigo 
designar. A realidade é a matéria ­prima, a linguagem é o modo como 
vou buscá-­la – e como não acho. Mas é do buscar e não achar que 
nasce o que eu não conhecia, e que instantaneamente reconheço. A 
linguagem é meu esforço humano. Por destino tenho que ir buscar e 
por destino volto com as mãos vazias. Mas – volto com o indizível. 
O indizível só me   poderá  ser  dado  através  do fracasso  de  minha 
linguagem. Só quando falha a construção é que obtenho o que ela 
não consegui."
                                                          
                                              Clarisse Lispector – A paixão segundo G.H.