terça-feira, junho 18, 2013

artista, Abramović atribuiu-se papel passivo e ativo ao público....

e provou o que todos sabemos!!!!!!!!!!!!!!!!


De: Carlos Ferreira
Assunto: Provou o que todos sabemos
Para:



RHYTHM 0, 1974

Para testar os limites da relação entre artista e público, Abramović desenvolveu uma de suas mais difíceis (e mais conhecida) performances. Ela atribuíu um papel passivo à si própria, e outro papel ao público como sendo a força que atuaria sobre ela.


Marina colocou sobre a mesa 72 objetos, que as pessoas eram autorizadas a utilizar da forma que escolhessem. Alguns deles eram objetos que poderiam dar prazer, enquanto outros poderiam ser manejados para infligir dor, ou para prejudicá-la. Entre eles, estavam uma rosa, uma pena, mel, um chicote, uma tesoura, um bisturi, uma arma com uma única bala. 

Durante seis horas, a artista permitiu aos membros da audiência manipular seu corpo e as ações. Inicialmente, os membros da platéia reagiram com cautela e modéstia, mas com o passar do tempo (e artista permanecia impassível) as pessoas começaram a agir de forma mais agressiva. 


Como Abramović descreveu mais tarde:
"O que eu aprendi foi que... se você deixar isso para o público, eles podem matar você."... "Eu me senti realmente violada: eles cortaram as minhas roupas, espetaram os espinhos da rosa no meu estômago, uma pessoa apontou a arma para a minha cabeça, e outra levou a arma embora. Isto criou uma atmosfera agressiva. Depois de exatamente 6 horas, como planejado, eu me levantei e comecei a andar em direção à platéia. Todo mundo saiu correndo para escapar de um confronto real."



--