terça-feira, fevereiro 05, 2013

Brasil, um ornitorrinco!!!


Francisco de Oliveira

1/12/2003

Um dos fundadores do PT, o sociólogo critica os rumos do início do governo Lula e, pessimista, explica seu ensaio em que adota o ornitorrinco como uma metáfora do Brasil

 


Paulo Markun: Boa noite. Ele é um dos principais teóricos do pensamento de esquerda no Brasil e um dos mais críticos também. Fundador do PT, chegou a interpretar a eleição de Lula como a refundação do Brasil, mas suas críticas se voltaram contra o governo de Lula e se voltam também contra os economistas que defendem a influência do pensamento dominante e contra tudo o que impede a sociedade brasileira de se livrar dos seus velhos impasses. O Roda Viva entrevista esta noite o sociólogo Francisco de Oliveira, que tem falado da necessidade de uma nova e melhor interpretação da economia e para quem o Brasil parece mesmo um ornitorrinco.

[inserção de vídeo]

Narração Valéria Grillo: Visto assim [imagens de um ornitorrinco], ele é um bichinho simpático e chega a ter uma certa graça, mas o ornitorrinco é estranho: é um mamífero que bota ovo, um intermediário primitivo entre o mamífero e a ave na escala da evolução, um animal que não parece uma coisa nem outra, não é isso, nem aquilo. Por isso, o ornitorrinco é a metáfora usada por Francisco de Oliveira para traduzir o Brasil de hoje, um país também que não é isso, nem aquilo, não vai para frente nem para trás na escala do desenvolvimento, perde-se entre a riqueza e a miséria na contradição de ser uma importante economia mundial e de estar na lista dos países mais desiguais do mundo. Na semana passada, Francisco de Oliveira participou, na Universidade de São Paulo, do debate "O ornitorrinco latino-americano", uma análise sobre o Brasil, Cuba, Argentina e Venezuela, que também marcou o lançamento do segundo número da revista Margem esquerda e de mais dois livros dele. Aos 70 anos de idade, esse pernambucano de Recife, com formação em sociologia e economia, tem uma longa história acadêmica: trabalhava na Sudene nos anos 60 com Celso Furtado quando veio o golpe militar, e precisou exilar-se na Guatemala e depois no México. De volta ao Brasil, trabalhou no Cebrap, o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, de 1970 a 1995. Foi também professor de economia na PUC de São Paulo e professor titular de sociologia da Universidade de São Paulo, onde se aposentou. Fundador histórico do Partido dos Trabalhadores, Francisco de Oliveira tornou-se referência entre a intelectualidade petista e um dos mais atuantes pensadores do partido. Mas ultimamente se fez um dos mais duros críticos da atual política econômica e social. Abriu o verbo contra alguns integrantes do governo, provocando reações também duras de antigos companheiros, como José Dirceu, chefe da Casa Civil da Presidência. Autor de vasta obra, onde analisa a estrutura social brasileira e a falta de uma interseção melhor entre política, economia e sociedade, o sociólogo pernambucano reaparece com dois novos livros: A navegação venturosa, uma reunião de ensaios sobre o economista Celso Furtado, e Crítica à razão dualista, obra escrita em 73 e reeditada agora com o ensaio "O ornitorrinco", a metáfora que melhor traduz o Brasil na visão de Chico de Oliveira.

--
o resto aqui - é a transcrição da entrevista à TVE que está no youtube
--
www.deixaolinkmelevar.com.br
facilite sua vida onde vc estiver