quarta-feira, dezembro 26, 2012

A matemática é pop


Com visual incomum, ganhador da Medalha Fieds atrai a atenção do público leigo para um mundo que desbrava equações e dialoga com a arte. Foto: Amanda Perobelli

 

Sobre ele já se escreveu que parece ter saído de um filme de Tim Burton, o diretor de A Fantástica Fábrica de Chocolate, e que, pelo estilo peculiar com que costuma se vestir, seria uma espécie de Lady Gaga da Matemática. Mas, mais do que dos ternos ou do broche de aranha que leva sempre na lapela, vale falar, quando se trata de Cédric Villani, da paixão que transmite pela Matemática e da facilidade com que prende a atenção do espectador mais leigo para questões e problemas que por anos intrigaram cientistas e pensadores.

Um dos mais importantes pensadores contemporâneos da área, o francês tem de fato um visual peculiar, mas, se este lhe rendeu certa fama midiática ao redor do mundo, foi pela capacidade de raciocínio que recebeu em 2010 a Medalha Fields, atribuída pela União Internacional de Matemática e maior distinção no ramo, comparável a um Prêmio Nobel.

De passagem pelo Brasil no mês agosto, o professor da Universidade de Lyon e diretor do Instituto Henry Poincaré falou a um grupo composto em sua maioria de jovens do Ensino Médio sobre conceitos complexos usando a arte e o cotidiano como caminhos para transmitir-lhes seus conhecimentos.

A Carta na Escola, fala sobre sua carreira e do que configura uma boa formação Matemática: "Pesquisadores têm um trabalho muito interessante e intenso, lutamos batalhas épicas todos os dias, do tipo que não é mais comum nas sociedades ocidentais. São os aventureiros dos nossos dias, mesmo que estas sejam aventuras vividas em seus cérebros ou em pedaços de papel".

--
o resto aqui - é da Carta Capital
--
www.deixaolinkmelevar.com.br
facilite sua vida onde vc estiver