quarta-feira, novembro 07, 2012

Dedicatória.

Voltando pra casa

O economista e escritor Sylvio Massa de Campos, de 74 anos, ex-executivo da Petrobras, vai reaver uma raridade de sua coleção particular: o livro "Nove contos", do americano J.D.Salinger, que tem dedicatória de Sylvio, feita há 46 anos, à esposa, Febea, já falecida.

É que...
Nos anos 1990, ele se desfez de uma livraria, em Botafogo, e o livro, por engano, acabou misturado ao acervo. Foi parar no sebo Baratos da Ribeiro, em Copacabana, e, recentemente, a dedicatória foi lida num evento na loja. Um dos ouvintes contou a Sylvio, que decidiu recuperar a joia. O reencontro será terça, no Clube da Leitura, que o sebo promove.

Veja a dedicatória:

Cara Febea,

"Per ottenere amore tragico ci vuole astuzia. Ma sono appunto gli imcapace de astuzia che hanno sete di amore trágico."
Cesare Pavese 23/febbrairo de 1938. "Il mestiere di vivere."

"De tudo que vem de você, permanece em mim uma vontade de sorrir. De todos os seus sorrisos, permanece em mim a sua tristeza. De todos os seus enganos, guardo o seu desejo de acertar. De todos os seus acertos, imagino a indiferença dos outros em não reconhecê-los. Imagino também a incapacidade deles para julgar o engano e elogiar o acerto. Nem um nem outro é passível de julgamento. Você é que percebe o que reflete nos olhos dos outros! Quando enganas, sei que queres buscar a verdade. Para mim isso é suficiente. Quando dizes a verdade, não lhe creem É o preço que o mundo oferece. Me sinto capaz de distingui-los em silêncio. Quando encontrar o desespero, pensas na tua tristeza, nos teus enganos, na indiferença dos outros, nas mentiras do mundo, nas verdades buscadas. Corres o perigo de viver neste círculo desumano, para concluir que, talvez, nada vale a pena.

É preciso que tu olhes que os sãos de corpo e espírito amam para depois errar e se desesperar mais tarde, porque se recordam que um dia foram puros de espírito.

Aqueles que já erraram e voltam a receber, um dia, a luz do sol, ou uma gota de chuva, não têm mais medo do erro, nem a recordação de um dia havê-los cometido. O mundo pode agora surgir com sua bela singeleza. As flores têm agora o perfume original de sua castidade.

A vida é um contínuo chegar de esperanças.

Milão, 26 de dezembro de 1966


--

da coluna do Ancelmo - tem resto não.

--
www.deixaolinkmelevar.com.br
facilite sua vida onde vc estiver