quinta-feira, setembro 29, 2005

Uzupis


Este blog surgiu da matéria abaixo que uma amiga me enviou. Agora, Uzupis é a possibilidade de "paraí­so" pra mim. No mais, teremos os emails que me enviam e lá onde era pra estar escrito estas coisas, teremos links de interesse geral. Vamos ver se consigo mantê-lo.

criado em 29/09/2005


Matéria do Bobo de 11/09/2005
Graça Magalhães-Ruether
Correspondente

BERLIM. A utopia que não deu certo nos mais de 80 anos de comunismo é buscada mais uma vez no leste europeu. Mas o novo centro da igualdade - sem ditadura, mas com liberdade no sentido pleno, quase anárquico, onde cada um tem o "direito de ser feliz" bem como o "direito de ser infeliz" garantidos por Constituição - fica em um paí­s anão, um oposto da antiga e gigantesca União Soviética. Trata-se de Uzupis, uma pení­nsula do rio Vilna que há¡ oito anos declarou-se independente da Lituânia.
Segundo Romas Lileikis, o presidente, a maior caracterí­stica da república de sete mil habitantes é "ser diferente" e fazer tudo para evitar o tédio. A bandeira do paí­s muda de cor a cada estação do ano. O feriado nacional, dia primeiro de abril, é comemorado com parada anti-militar, embora Uzupis tenha um exército próprio de 14 soldados. O ano novo confirma o temperamento uzupense: ele é comemorado no dia 21 de março.
Na segunda-feira de Páscoa, um feriado comemorado esta semana, as pessoas pôem cadeiras nas calçadas para conversar com os vizinhos. Quem vem do paí­s vizinho precisa atravessar a ponte (Uzupis significa "do outro lado do rio") e solicitar um visto na fronteira, que consiste num simples carimbo na mão.
Um costume que já¡ é chamado de tradição na república que surgiu como o um bairro pobre de capital da Lituânia, Vilna, e conserva até hoje prédios medievais, é queimar diários e textos antigos na festa de passagem do ano para "abrir espaço para novas idéias".
Lileikis fica irritado quando Usupis é comparada à colônia hippie Christiania, na Dinamarca. Para ele, Uzupis é diferente de tudo. Diferentemente dos hippies dinamarqueses - um produto do espírito de rebelião dos anos 60 - os uzupenses cresceram em regime de ditadura soviética e, por isso, valorizam a liberdade mais do que qualquer alternativo ocidental. Um valor da época comunista, no entanto, preservam: a ausência de propriedade. Quem vive em Uzupis tem direito à moradia, mas não à posse do imóvel.

fotos de Uzupis : aqui



Imagine - Uzupis