quarta-feira, março 29, 2006

Lá vai o Saci-Pererê I...

O Brasil no espaço ao vivo na tevê.
Ida do primeiro astronauta brasileiro ao espaço Marcos Pontes será transmitida por canais brasileiros
 
    MOSCOU - Os brasileiros vão poder acompanhar hoje um passo histórico para o programa espacial brasileiro. A rede TV Nacional vai transmitir ao vivo o lançamento do primeiro astronauta brasileiro, o tenente-coronel Marcos Pontes, pela televisão às 23h29 (horário de Brasília). A Soyuz TMA-8 já está posicionada para ser lançada do Casaquistão em direção à Estação Espacial Internacional, onde ficará acoplada. O site da missão também irá exibir a partida (www.aen.gov.br/missao centenario).
    Puxados por um trem, o sistema de propulsão e a espaçonave, que juntos medem o equivalente a um prédio de 10 andares, foram levados ontem até o local do lançamento. Só o foguete lançador Soyuz-FG tem 300 toneladas e 50 m de largura de espaçonave. Foram necessárias duas locomotivas para carregá-los, ao longo de cerca de duas horas. O transporte foi feito por um percurso de dois quilômetros, a distância entre a Base Militar Russa, de Baikonur, e a plataforma batizada de Gagarin.
    Segundo o costume local, convidados, militares e jornalistas colocaram moedas, que, amassadas na passagem do comboio, se transformaram em amuletos.
Uma hora e meia, depois começou o processo para erguer o foguete na posição vertical. Foram içados por um braço mecânico instalado no próprio vagão de carga que os transportou. Em seguida, o sistema foi ''abraçado'' por duas torres que se uniram formando uma só plataforma de acesso aos equipamentos e à nave.
    Posicionada, a Soyuz começou a ser preparada para a contagem regressiva: técnicos enchem os tanques com 200 toneladas oxigênio líquido e querosene, os combustíveis que usa.
    O horário 22h (horário de Brasília), foi o mesmo em que, há quase 45 anos, saía o foguete Vostok. A espaçonave levou a bordo Yuri Gagarin, herói soviético, que se tornou o primeiro homem a ir ao espaço.
    Pela primeira vez na História, a bandeira brasileira apareceu no topo do foguete, ao lado da russa e da americana.
    Os três astronautas que formam a tripulação - Pontes, o americano Jeffrey Williams e o russo ficaram no Hotel dos Astronautas. Continuaram com a intensa rotina de treinamento e acompanhamento médico.
    Os objetos pessoais dos astronautas - entre eles, uma camisa da Seleção Brasileira, uma bola verde e amarela e uma imagem de Jesus Cristo de Marcos Pontes - já estão na nave.
    Por medida de segurança, os equipamentos para os experimentos científicos que serão realizados a bordo da Estação Espacial Internacional só serão embarcados hoje.
    A participação brasileira, denominada de Missão Centenário, teve um custo de 10 milhões de dólares para o governo. Pontes volta no dia oito de abril e a expectativa quanto ao retorno é grande. Ainda não se sabe a localização exata que a cápsula vai aterrissar.
    Mas segundo o médico da Aeronáutica brasileira, tenente-coronel Luiz Cláudio Lutiis, equipes estarão de plantão em helicópteros, veículos e aviões para resgatar os tripulantes.
 
lá do JB não tem resto. Tá tudo aqui.