porque bush tá vindo - A missão
- Tudo o que os EUA não querem é um mercado que literalmente integre o interior da América do Sul, unindo o Caribe à Bacia do Prata. E a cúpula é o espaço onde, por seu peso político, Washington tentará consolidar seus interesses - aposta, ao JB, o argentino Carlos Pereyra Mele, diretor do Centro de Estudos Estratégicos Sul-Americanos.
- A agenda de Bush em Mar del Plata tem como objetivo, a curto prazo, desarticular os planos de integração do Cone Sul com o resto do continente - concorda o especialista em política americana Marco Gandásegui, do Centro de Estudos Latino-Americanos ''Justo Arosemena'', no Panamá.
A principal ferramenta para conquistar parceiros e isolar outros são os acordos bilaterais. O Chile já assinou. Peru, Colômbia e Equador estão em negociação, que devem ser concluídas na cúpula. O Paraguai - que recentemente aprovou a instalação de uma base militar americana em seu território - é o próximo. A América Central também já aceitou o acordo batizado de Cafta, aos moldes do Nafta, que México e Canadá são signatários.
Sheila Machado e Rozane Monteiro - No JB - Link no título
Gostei das duas - no JB - link no título.